A PetroReconcavo, através de sua subsidiária Potiguar E&P, concretizou o fechamento da primeira transação envolvendo campos terrestres em bacias maduras do plano de desinvestimento da Petrobras, o Polo Riacho da Forquilha, no estado do Rio Grande do Norte. A operação foi concluída com o pagamento de US$ 266 milhões para a Petrobras, após o cumprimento de todas as condições precedentes e ajustes previstos no contrato.
Marcelo Magalhães, CEO da PetroReconcavo, definiu a aquisição como um marco para o setor: “Para a PetroReconcavo, a aquisição do Polo Riacho da Forquilha é um momento histórico. Estamos certos de que será um sucesso e abrirá o caminho para que outras operadoras venham e a gente possa retomar os investimentos no Nordeste brasileiro. É bom para a Petrobras, bom para quem compra e bom para o Brasil”, ressaltou.
A assinatura do contrato foi efetuada no dia 09 de dezembro de 2019, com a presença de vários executivos da PetroReconcavo, Petrobras, Sonangol e diretores e funcionários da ANP, dando início a uma nova era no onshore brasileiro.
“Estamos felizes ao fim desse processo tão importante para a carteira de desinvestimentos da Petrobras. Esses 34 campos no Rio Grande do Norte vão fomentar a indústria de exploração e produção em terra, enquanto a Petrobras foca em águas profundas e ultraprofundas, onde tem diferencial competitivo”, disse a gerente executiva de Gestão de Portfólio da Petrobras, Ana Paula Saraiva.
Quase vinte anos depois de ter celebrado o primeiro contrato de operação de campos onshore, a PetroReconcavo reafirma o seu pioneirismo e parte de forma definitiva para atingir sua Visão 2025 de “Liderar a transformação da indústria onshore do Brasil”.