Projeto Ciranda Viva comemora dez anos beneficiando mais de 400 pessoas na região de Catu, na Bahia

27/04/24

Nascido da união entre a PetroReconcavo, produtora independente de petróleo e gás natural e uma das líderes em sua área de atuação no Brasil, e a AVSI Brasil, ONG criada há 17 anos para contribuir na melhoria das condições de vida de pessoas que vivem em situações de vulnerabilidade ou emergência humanitária, o Projeto Ciranda Viva celebra 10 anos de implementação, hoje (27), e tem como propósito impulsionar o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, além da formação e geração de renda de jovens e adultos das comunidades rurais de Pedras, Veadinho e Flechas, situadas na região rural de Catu, na Bahia.

O Ciranda Viva surgiu do compromisso social da PetroReconcavo, em especial, na Bacia do Recôncavo, aliado à expertise em desenvolvimento comunitário da AVSI Brasil. De acordo com o diretor da ONG, Jacopo Sabatiello, essa sinergia resultou em um projeto que uniu recursos do setor privado e do terceiro setor para promover mudanças positivas nas comunidades rurais.

“A AVSI Brasil acredita que as parcerias e a gestão compartilhada de um projeto, potencializam e dão mais eficiência às ações. Percebemos nestes 10 anos, que a construção coletiva entre uma empresa e uma ONG, junto à comunidade, trouxe a transformação na vida das pessoas e a criação de valor compartilhado”, afirma Sabatiello.

Desde a criação, realizada por meio de um diagnóstico participativo, o projeto possui quatro áreas de atuação: o Ciranda Educativa, voltado para crianças de 4 a 6 anos, que busca estimular o desenvolvimento cognitivo e emocional por meio de atividades socioeducativas e promover valores como educação ambiental e segurança alimentar, além de oferecer oficinas de leitura para cultivar o hábito da leitura desde a infância; o Ciranda Esportiva, destinado a crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, com atividades como basquete, futsal, handebol, voleibol e jiu-jitsu; o Ciranda de Leitura, que tem o apoio dos colaboradores da PetroReconcavo, e abrange crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, estimulando de forma lúdica a leitura, a interpretação e o reforço do aprendizado extraclasse; e o Ciranda do Protagonismo, que visa capacitar jovens e adultos das comunidades por meio de oficinas de formação profissional e empreendedorismo.

Atualmente, são mais de 160 crianças e adolescentes contemplados e cerca de 82 adultos capacitados em cursos proporcionados pelo programa.

“Estamos muito orgulhosos em fazer parte de toda essa trajetória. Ao longo de 10 anos, o Ciranda Viva tem colhido frutos significativos, trazendo benefícios socioeconômicos e ambientais, além de uma melhor qualidade de vida para os moradores da região. Mais do que criar impacto positivo, construímos relações e priorizamos a valorização da cultura e da identidade locais, finaliza o diretor de Gente & Gestão, Sustentabilidade e Comunicação da PetroReconcavo, Felipe Araujo.