Nesta quarta-feira (30.08), o Hub ODS Bahia foi oficialmente lançado durante o evento “A Bahia Inserida no Desenvolvimento Sustentável Global”, promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Tecnologia (Ideste) em parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB).
O encontro contou com a presença de representantes das 60 empresas baianas que aderiram ao Pacto Global e ressaltou a busca pelo cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) até 2030. Segundo Mila, Especialista de Sustentabilidade da PetroReconcavo, representar a Companhia no evento, que demonstrou a importância e o compromisso com a sustentabilidade, expressa o comprometimento com o desenvolvimento sustentável.
O lançamento do Hub ODS Bahia consolida uma plataforma unificada para acelerar o desenvolvimento sustentável na Bahia, engajando empresas, instituições e organizações em prol de um futuro mais equitativo e ambientalmente responsável.
OS 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU):
1.Erradicação da Pobreza: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
2.Fome Zero e Agricultura Sustentável: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
3.Saúde e Bem-Estar: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas as idades.
4.Educação de Qualidade: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizado ao longo da vida.
5.Igualdade de Gênero: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
6.Água Limpa e Saneamento: Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água e do saneamento para todos.
7.Energia Limpa e Acessível: Assegurar o acesso à energia barata, confiável, sustentável e moderna para todos.
8.Trabalho Decente e Crescimento Econômico: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.
9.Indústria, Inovação e Infraestrutura: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.
10.Redução das Desigualdades: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.
11.Cidades e Comunidades Sustentáveis: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
12.Consumo e Produção Responsáveis: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.