Executivo acumula mais de 30 anos de experiência no setor de petróleo e, a partir de 1º de janeiro de 2024, assumirá o cargo com o desafio de levar a Companhia a outro patamar
A PetroReconcavo anuncia hoje o novo CEO da Companhia, José Firmo, que assumirá o cargo a partir de 1º de janeiro de 2024.
A mudança na gestão ocorre após Marcelo Magalhães comunicar ao Conselho de Administração a decisão de usufruir de um período sabático e realizar outros projetos pessoais. Ao longo da trajetória de quase 15 anos à frente da gestão da Companhia, Marcelo contribuiu para o forte crescimento e transformação da empresa, tornando-a uma das mais relevantes produtoras independentes de óleo e gás onshore. O executivo liderou um processo de estruturação, aquisições, IPO e follow-on, gerando enorme valor aos acionistas e à sociedade, sobretudo nos municípios do interior do Nordeste brasileiro. Marcelo apoiará o novo CEO em uma transição gradual nas próximas semanas.
José Firmo tem mais de 30 anos de atuação na indústria de petróleo, com passagens pela Schlumberger, em diferentes posições até assumir a presidência da Companhia no Brasil; na Seadrill, onde atuou como vice-presidente sênior, no Hemisfério Ocidental; além do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo (Abespetro), entidades nas quais foi presidente. Desde 2019, o executivo atuava como diretor-presidente do Porto do Açu, uma subsidiária da PRUMO holding de investimentos. Firmo possui mestrado em administração de empresas pela Rotterdam School of Management, Erasmus University.
“Estou bastante entusiasmado com meu novo desafio. Encontrei na PetroReconcavo uma cesta de oportunidades extraordinárias: a Companhia vem registrando ano após ano forte crescimento orgânico – ao mesmo tempo em que gera caixa para pagar dividendos aos acionistas, tem mantido a alavancagem saudável e possui ativos de petróleo e gás de alta qualidade – com grande capacidade de incremento de produção. Além disso, a empresa conta com um corpo técnico extraordinário e relevante vantagem competitiva, que é a estrutura verticalizada que oferece maior autonomia, produtividade e baixo custo. Vejo um potencial enorme na PetroReconcavo e vamos trabalhar para delinear um futuro ainda mais ambicioso comparativamente ao estágio atual. Queremos levar a Companhia a outro patamar”, concluiu Firmo.