Projeto da PetroReconcavo amplia acesso a água em três municípios no RN

05/02/22

A PetroReconcavo, em parceria com a AVSI Brasil, iniciou a implantação do Programa Viva Sabiá para beneficiar 600 pessoas nas comunidades de Monte Alegre 1, Monte Alegre 2, Lajes e Livramento e Olho d’agua da Onça, nos municípios de Upanema, Governador Dix-Sept Rosado e Caraúbas.

A iniciativa tem caráter permanente e foca na sustentabilidade ambiental abrindo a possibilidade de parcerias governamentais ou com outras empresas. A primeira ação realizada pelo Programa busca facilitar o acesso à água potável para as comunidades de municípios no entorno das atividades, por meio do uso de novas técnicas, a partir da energia solar, visto que algumas caixas d’água estão em estado precário, necessitando de um trabalho de engenharia para que sejam utilizadas de forma segura.

Segundo Marcelo Magalhães, CEO da PetroReconcavo, a ação que ficará em foco nos primeiros seis meses, inclui reformas das caixas d’água, implementação de painéis fotovoltaicos e realização de oficinas educativas. Numa segunda etapa do projeto será implementado um sistema de filtragem de água através de um processo feito com um aparelho chamado Aqualuz, que purifica a água utilizando os raios solares, com uma tecnologia reconhecida pela ONU Brasil e baseada no SODIS (desinfecção solar da água).

O objetivo do Programa Vivá Sabia é se tornar permanente e promover o desenvolvimento socioeconômico e ambiental local. O estudo realizado pela AVSI, entre fevereiro e abril de 2021, foram mapeados quatro pilares essenciais, são eles: meio ambiente e ecologia, voluntariado corporativo, economia circular, socioeducacional e empreendedorismo.

As iniciativas visam a contribuição para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, por meio de oficinas culturais, esportivas, de cidadania e empregabilidade. Também estão inseridos no programa nas etapas futuras, ações de economia circular e empreendedorismo, reaproveitamento das águas residuais de pias, chuveiros, tanques, entre outros, para irrigação de quintais produtivos, além de viveiros de mudas, reutilização e transformação do cascalho com implantação de sistema de irrigação para agricultura e apicultura.