Com a visita de representantes da PetroReconcavo e IDEMA, a comunidade de Monte Alegre I, em Upanema, destacou os impactos positivos das tecnologias sociais e de convivência com o Semiárido
A comunidade Monte Alegre I, localizada no município de Upanema (RN), recebeu a visita de representantes da PetroReconcavo e do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA). O encontro, realizado em novembro, teve como objetivo destacar os impactos positivos das tecnologias sociais implantadas pelo programa Viva Sabiá, realizado pela PetroReconcavo em parceria com AVSI Brasil, Fundação Banco do Brasil e apoio da Sotreq, que busca melhorar a qualidade de vida no Semiárido.
A agenda incluiu a visita às casas dos beneficiários do projeto, como Maria José, que utiliza o sistema de bioágua familiar, que permite o reuso de água para irrigação de seu quintal produtivo. Esse sistema é uma solução eficiente para garantir a oferta de alimentos durante períodos de escassez hídrica. Além disso, Maria José também possui o Aqualuz, um dispositivo que purifica a água de cisternas por meio da exposição solar.
Maria Genieli, beneficiária do Aqualuz, compartilhou sua experiência ao agradecer pela visita e comentar sobre a importância da água de qualidade para a saúde de sua filha. Para ela, o acesso à água potável transformou a sua realidade e da sua família.
A visita também foi uma oportunidade para evidenciar o impacto positivo das tecnologias sociais implantadas na região, demonstrando o compromisso do projeto com o desenvolvimento sustentável das comunidades em torno das operações da PetroReconcavo no ativo Potiguar.
Camila Praxedes, do IDEMA, ressaltou a importância da parceria entre entes públicos, privados e as comunidades locais. Ela destacou a qualidade das práticas e tecnologias que têm impactado positivamente a vida das pessoas, trazendo mais confiança no licenciamento ambiental das áreas de atuação das atividades petrolíferas. “Foi emocionante ver que as práticas chegam com qualidade à vida das pessoas, e como a alegria e o pertencimento em fazer parte de um projeto podem mudar vidas com relação aos desafios hídricos presentes no nosso estado”, destacou.
A gerente de projetos da AVSI Brasil, Wildna Nascimento, também elogiou o programa, observando a melhoria significativa na qualidade de vida nas comunidades atendidas. Segundo ela, a combinação de tecnologias sociais, capacitação e acompanhamento técnico-social tem gerado transformações profundas, “Como resultado desse processo de desenvolvimento, vemos o fortalecimento de vinculos sociais, o aumento da autoestima e o protagonismo de mulheres agricultoras”, finalizou.
Viva Sabiá
O Viva Sabiá, realizado pela PetroReconcavo e pela Fundação Banco do Brasil, teve início em 2021 em comunidades rurais onde o Grupo PetroReconcavo tem atuação por meio do seu Ativo no Rio Grande do Norte. A iniciativa começou através de uma análise detalhada da situação local, identificando áreas importantes para intervenção mediante uma avaliação participativa com membros da comunidade. Este método, além de evidenciar as necessidades imediatas das comunidades, destacou suas próprias habilidades e recursos. Assim, surgiu uma abordagem multissetorial, baseada em cinco pilares de desenvolvimento sustentável: meio ambiente, socioeducacional, voluntariado corporativo e empreendedorismo.